Ano novo já começou, mas você já se planejou?
A maioria das pessoas começam o ano estipulando metas, dizendo que vai fazer isso e aquilo, mas, para fazer as coisas acontecerem, é necessário um planejamento para colocar em ação e ser realista quanto ao que realmente quer e o que dará conta de fazer para não se frustrar no final.
No auge das festas e da alegria é natural pensar e fazer metas ambiciosas, daquelas que vai gerar uma grande mudança em sua vida, afinal de contas quem não quer mudar algo na vida? Mas pense que, para se chegar nessa grande meta, é necessário dar pequenos passos e é aí que mora o segredo.
Que tal olhar para suas metas e construir um planejamento realista para 2022?
Abaixo estão alguns tipos de planejamento, teste e veja o que mais combina com você. Uma dica importante, dê asas à sua imaginação, sinta cada meta, percebe se faz sentido, separe um momento para isso e prepare o ambiente.
Antes de planejar...
Deixe vir todas as metas que deseja, coloque em um papel tudo que quer para seu novo ano, sem restrição.
Depois disso você vai olhar meta por meta e usar uma metodologia que chama SMART, você vai ver se cada meta é realista, mensurável, específica, atingível e se é possível realizá-la dentro de um tempo estipulado. Se sua meta não tiver essas características é provável que não conseguirá realizá-la.
Também é importante lembrar que sua meta tem que trazer algum benefício a você e não te trazer transtornos, caso isso aconteça, mude sua meta, ela é só sua e você pode mudá-la quantas vezes for necessário.
Planejamento passo a passo
Depois de colocar suas metas no papel e ver se são viáveis, chegou o momento de planejar.
A técnica do passo a passo consiste em você pegar cada meta e dividi-las em várias partes, como se fosse construir um caminho para chegar até a meta. Escreva cada meta em um papel e logo abaixo dela coloque tudo que você precisa para conquistá-la.
Planejamento mensal
Se você for mais detalhista o ideal é optar por esse tipo de planejamento, é interessante ter um planner. Depois de separar as metas viáveis, você vai colocar no seu planner o mês que quer realizar cada uma delas. Feito isso, você vai colocar o que precisa realizar em cada mês para poder atingir cada uma de suas metas.
Planejamento por prazo
Você pode separar suas metas para curto, médio e longo prazo. Curto prazo de 1 a 3 meses, médio prazo é de 4 a 7 meses e longo prazo é de 8 a 12 meses, levando em consideração o período de um ano.
Após estipular o prazo de cada meta, coloque no papel quais serão suas ações para conquistar cada uma delas.
Planejamento uma meta para cada mês
Se achar que planejar ainda será muito desafiador para você, separe suas metas por mês, por exemplo: Janeiro planejar a compra de marmitas Naturallis; Fevereiro entrar na academia; Março ter uma rotina de sono; Abril desapegar de algumas roupas, e assim vai.
Esse tipo de planejamento é mais leve e você vai conquistando uma meta de cada vez, sem pressão.
Cuide de sua saúde
Essa meta não pode deixar de fazer parte do seu planejamento. Saiba que a auto cobrança e perfeccionismo são inimigos do seu sucesso. Estipule metas, escolha um planejamento, mas, se no meio do caminho precisar mudar a rota, não hesite em mudar. Se perceber que está se cobrando demais por não conseguir realizar o que propôs, pare, reveja o que planejou e mude, está tudo bem mudar e está tudo bem deixar uma meta ou outra para realizar no próximo ano.
Sua saúde mental, emocional e física é a sua meta principal.
E não se esqueça, comece pelo pequeno, são as pequenas mudanças que geram grandes impactos.