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Como manter sua saúde mental nos dias de hoje?

 

Você já percebeu como seu dia a dia tem ficado mais corrido?

 

Por conta do excesso de informações e compromissos, o tempo e as pausas no dia a dia têm ficado cada vez mais para trás e, com isso, a saúde mental vem sofrendo as consequências. Além disso, o sedentarismo e o aumento da ingestão de comida processada têm influenciado o aumento de doenças graves.

Buscar por momentos na natureza, momentos de pausa e uma alimentação saudável vai contribuir para a sua saúde mental.

Ter saúde mental é saber se harmonizar com suas emoções, tempo, cuidado com o corpo, desafios e exigências da vida.

 

Tempo X Saúde mental

O seu maior bem é o seu tempo, você já percebeu como está usando o seu tempo?

A maioria das pessoas hoje nem percebem o tempo passar por conta da correria do dia a dia e, depois do início da pandemia, isso piorou ainda mais para algumas pessoas.

Trabalho, casa, academia, família, pet, amigos, tudo isso vai lotando a agenda e você acaba esquecendo de tirar um tempo para você. Dá atenção para todos, menos para você, e não é sobre se cuidar e ir à academia, é sobre ficar com você, praticar o “nadismo”, movimento que estimula as pessoas a passar algum tempo do seu dia sem fazer nada.

Momentos de pausa são cada vez mais escassos na rotina, algumas pessoas nem sabem o que fazer em momentos de pausa, logo que se vê sem fazer nada, pega o celular e entra em algum aplicativo para saber o que está rolando no mundo, não sabem mais apreciar uma árvore no caminho, respirar ar puro, dar um tempo para a mente.

A mente precisa de descanso!

Você pode conseguir esse descanso ao deitar em uma rede, ao contemplar a natureza, ao fazer uma meditação guiada, você escolhe a melhor opção para você, mas a principal delas é a de dar tempo para sua mente pensante, esvaziar os pensamentos e preocupações para colaborar com sua saúde mental.

 

 

Emoções X Saúde mental

Possuir saúde mental é também saber lidar com as emoções do seu dia a dia, é ter capacidade de sensação de bem-estar e harmonia e também a de saber lidar com os conflitos que aparecem, sua forma de ver a vida e se relacionar com os outros.

Manter a saúde mental não é tão simples como parece, principalmente se problemas como atrasos, brigas, pouco dinheiro, incapacidades, limitações, doenças estão presentes em sua vida.

Esses problemas acabam reverberando em suas emoções e logo aparece a raiva, a tristeza, a melancolia, o estresse, ódio, entre outras.

Saber lidar com suas emoções, entender como surgiram, ou até procurar a ajuda de um profissional da área da saúde, como um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra, vai contribuir muito para que você mantenha a sua saúde mental e saiba lidar com os problemas e emoções que estão surgindo na sua vida.

 

Alimentos saudáveis X Saúde mental

Quando você se alimenta de forma inadequada, você deixa de ingerir nutrientes que estão diretamente ligados à preservação da sua saúde mental e ao bom funcionamento do seu organismo.

A deficiência de algumas vitaminas, como a B12 pode gerar fadiga, letargia e até psicose, a falta de ácido fólico pode levar à depressão e baixos níveis de niacina estão relacionados à demência.

Um plano alimentar rico em frutas, legumes, carnes magras, nozes e leguminosas fornecerá os nutrientes necessários para que seu cérebro funcione de maneira adequada e saudável. Ficar longe de alimentos processados, excesso de açúcares e sódio também irá colaborar com a sua saúde.

O cérebro humano precisa de vitaminas e nutrientes para poder funcionar de forma saudável, os alimentos que você escolhe ingerir têm impactos diretos na prevenção de doenças físicas e mentais.

De acordo com a doutora Vernimmen, esse campo de pesquisa está proporcionando descobertas satisfatórias. Por exemplo, se sabe que “as pessoas que seguem dietas ricas em verduras, frutas, grãos sem processar, peixes e mariscos, que contêm poucas quantidades de carnes magras e laticínios, têm risco de depressão de 25% a 35% mais baixo. Além disso, uma má hidratação, o consumo de álcool, de cafeína e o hábito de fumar podem precipitar e estimular os sintomas de ansiedade”. A especialista acrescenta que os picos altos de açúcar “podem imitar de uma crise de ansiedade a um ataque de pânico”. Por último, “os períodos prolongados de jejum, em que são gerados estados hipoglicemiantes — caracterizados pela diminuição dos níveis de açúcar no sangue —, podem simular sintomas de depressão”. (fonte asbran.org.br) Só você pode cuidar de você, e isso você faz através das suas escolhas. Escolha praticar o nadismo, fazer terapia e se alimentar de forma saudável no seu dia a dia.

 

Aqui na Naturallis prezamos muito a sua saúde física e mental, por conta disso, nossas marmitas são produzidas com alimentos balanceados e usamos o ultracongelamento, um processo que diminui os riscos de contaminação, mantém a textura do alimento, preserva os nutrientes e conserva o sabor de cada alimento.

Consumir as marmitas Naturallis vai te trazer mais tempo no seu dia a dia. Conheça nossos produtos e faça suas escolhas.