Alimentação X Ciclo Menstrual
Você, mulher, já parou para pensar em como sua vontade de comer determinados alimentos muda durante seu ciclo?
Bom, primeiro vamos entender que o ciclo feminino não é apenas a menstruação, o ciclo menstrual é composto por 4 fases: a fase folicular, a ovulação, a fase lútea ou pré-menstrual e a menstruação.
Cada fase dessa carrega consigo suas particularidades e um movimento diferente dentro do corpo da mulher. Por conta disso, cada fase pede alimentos e atenção especial com o corpo e mente.
Fases do ciclo feminino ou menstrual
O ciclo feminino ou menstrual é um ciclo hormonal, um processo natural que toda mulher em fase reprodutiva passa. É um processo contínuo que varia de 21 a 35 dias, depende de cada organismo, e possui quatro fases, a fase menstrual, a fase folicular, a fase ovulatória e a fase lútea.
Em cada fase dessa o corpo reage de uma forma por conta dos fatores hormonais e isso por ocasionar um aumento de apetite e até uma vontade de consumir determinados alimentos.
Para entender melhor essa relação, é interessante entender cada fase do ciclo e qual a relação com a ingestão de alimentos.
Fase menstrual
Essa é a fase da menstruação onde ocorre a descamação do endométrio e o sangramento. Nessa fase ocorre uma queda nos níveis hormonais, o que pode desencadear a mudança de humor, cansaço físico, baixa energia e algum desconforto abdominal. O ciclo começa a ser contado a partir do primeiro dia de sangramento.
Nessa fase há uma perda de ferro e pode ser que também haja uma baixa na imunidade. Consumir alimentos ricos em ferro e zinco, frutas, hortaliças verdes – escuras, carne vermelha magra e alimentos integrais irão contribuir para o bom funcionamento do organismo nessa fase.
Fase folicular
É a fase que começa no primeiro dia de menstruação, aqui há uma sobreposição com a fase menstrual e termina antes da ovulação. É o início de maturação dos folículos nos ovários. Nessa fase o hormônio dominante é o estrogênio, e a mulher se sente mais ativa, com uma maior disposição, mais alegres, dinâmicas e otimistas, devido ao aumento, também, da serotonina e dopamina.
O aumento do consumo de carboidratos é indicado nessa fase, optar por frutas mais adocicadas como manga, banana, refeições com lentilha, aveia, grão de bico e também aumentar o consumo de batata doce, batata e mandioca.
Fase ovulatória
A fase ovulatória ou ovulação é a menor fase do ciclo, são os famosos dias férteis, pode durar até 3 dias ou apenas horas. É o momento onde a mulher se sente mais atraente e fica com um maior desejo sexual.
Nessa fase o aumento de estrogênio estimula a glândula pituitária a liberar o hormônio luteinizante (LH) que dá início ao processo de ovulação e liberação do óvulo maduro. Esse óvulo sai das trompas de Falópio e segue em direção ao útero para ser fecundado, ou não.
Alimentos ricos em cálcio e ômega 3 irão auxiliar na preparação do corpo para a fase lútea, reduzindo inchaço e possíveis cólicas.
Fase lútea
Última fase do ciclo, é a famosa TPM, ou fase pré-menstrual. Ela acontece após a ovulação e vai até um dia antes da menstruação. É uma fase onde ocorre o aumento da progesterona no corpo da mulher, a progesterona é um hormônio calmante e moderador de humor, a elevação desse hormônio eleva a temperatura corporal e otimiza a termogênese, um excelente momento para focar na perda de gordura, se desejar.
Procure diminuir o consumo de carboidratos, frituras, gorduras e álcool. Procure consumir alimentos como cacau, canela, sardinha, abacate, gengibre, nozes e açaí. É natural sentir vontade de comer mais doces e ter um aumento do apetite nessa época.
Dicas alimentares
Aqui vão algumas dicas de alimentação para contribuir ainda mais com o ciclo menstrual.
Suco de cenoura - Se você está com seu ciclo menstrual desregulado, invista no suco de cenoura por ser uma fonte de ferro. Se não gostar do suco, consuma a cenoura na alimentação.
Chá de canela – É indicado para as mulheres que estão com a mensuração atrasada por melhorar a circulação sanguínea. Mas cuidado, pois a canela pode aumentar o fluxo de sangue.
Mamão – O mamão estimula a produção de estrogênio e tem enzimas que aliviam as cólicas menstruais, são anti-inflamatórias.
Frutos do mar – Os frutos do mar que possuem zinco na sua composição, como mexilhão, camarão e ostra, auxiliam no alívio de cólicas e também regulam o ciclo.
Sementes de girassol e gergelim – Consuma essas sementes na fase lútea, por possuírem Vitaminas B5 e B e cálcio, elas impedirão uma queda brusca dos hormônios.
Chá de orégano – Um excelente aliado para diminuir dores e inflamações, o que faz com que as cólicas fiquem mais leves.
Uma última dica é se conheça! Conheça o seu ciclo, só assim você poderá saber o que mais te cuida, sem se estressar e se acolhendo em cada fase dele.
Esse artigo foi escrito com foco no ciclo menstrual, mas também vale para você que é mulher e que, por algum motivo, não menstrua mas tem essa energia dentro de você.
Gostou desse artigo? Passe para uma mulher que merece saber disso tudo.