Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

 

Alimentação X Ciclo Menstrual

 

Você, mulher, já parou para pensar em como sua vontade de comer determinados alimentos muda durante seu ciclo?

Bom, primeiro vamos entender que o ciclo feminino não é apenas a menstruação, o ciclo menstrual é composto por 4 fases: a fase folicular, a ovulação, a fase lútea ou pré-menstrual e a menstruação.

Cada fase dessa carrega consigo suas particularidades e um movimento diferente dentro do corpo da mulher. Por conta disso, cada fase pede alimentos e atenção especial com o corpo e mente.

 

Fases do ciclo feminino ou menstrual

 

O ciclo feminino ou menstrual é um ciclo hormonal, um processo natural que toda mulher em fase reprodutiva passa. É um processo contínuo que varia de 21 a 35 dias, depende de cada organismo, e possui quatro fases, a fase menstrual, a fase folicular, a fase ovulatória e a fase lútea.

Em cada fase dessa o corpo reage de uma forma por conta dos fatores hormonais e isso por ocasionar um aumento de apetite e até uma vontade de consumir determinados alimentos.

Para entender melhor essa relação, é interessante entender cada fase do ciclo e qual a relação com a ingestão de alimentos.

 

Fase menstrual

 

Essa é a fase da menstruação onde ocorre a descamação do endométrio e o sangramento. Nessa fase ocorre uma queda nos níveis hormonais, o que pode desencadear a mudança de humor, cansaço físico, baixa energia e algum desconforto abdominal. O ciclo começa a ser contado a partir do primeiro dia de sangramento.

Nessa fase há uma perda de ferro e pode ser que também haja uma baixa na imunidade. Consumir alimentos ricos em ferro e zinco, frutas, hortaliças verdes – escuras, carne vermelha magra e alimentos integrais irão contribuir para o bom funcionamento do organismo nessa fase.

 

Fase folicular

 

É a fase que começa no primeiro dia de menstruação, aqui há uma sobreposição com a fase menstrual e termina antes da ovulação. É o início de maturação dos folículos nos ovários. Nessa fase o hormônio dominante é o estrogênio, e a mulher se sente mais ativa, com uma maior disposição, mais alegres, dinâmicas e otimistas, devido ao aumento, também, da serotonina e dopamina.

O aumento do consumo de carboidratos é indicado nessa fase, optar por frutas mais adocicadas como manga, banana, refeições com lentilha, aveia, grão de bico e também aumentar o consumo de batata doce, batata e mandioca.

 

Fase ovulatória

 

A fase ovulatória ou ovulação é a menor fase do ciclo, são os famosos dias férteis, pode durar até 3 dias ou apenas horas. É o momento onde a mulher se sente mais atraente e fica com um maior desejo sexual.

Nessa fase o aumento de estrogênio estimula a glândula pituitária a liberar o hormônio luteinizante (LH) que dá início ao processo de ovulação e liberação do óvulo maduro. Esse óvulo sai das trompas de Falópio e segue em direção ao útero para ser fecundado, ou não.

Alimentos ricos em cálcio e ômega 3 irão auxiliar na preparação do corpo para a fase lútea, reduzindo inchaço e possíveis cólicas.

 

Fase lútea

 

Última fase do ciclo, é a famosa TPM, ou fase pré-menstrual. Ela acontece após a ovulação e vai até um dia antes da menstruação. É uma fase onde ocorre o aumento da progesterona no corpo da mulher, a progesterona é um hormônio calmante e moderador de humor, a elevação desse hormônio eleva a temperatura corporal e otimiza a termogênese, um excelente momento para focar na perda de gordura, se desejar.

Procure diminuir o consumo de carboidratos, frituras, gorduras e álcool. Procure consumir alimentos como cacau, canela, sardinha, abacate, gengibre, nozes e açaí. É natural sentir vontade de comer mais doces e ter um aumento do apetite nessa época.

 

Dicas alimentares

 

Aqui vão algumas dicas de alimentação para contribuir ainda mais com o ciclo menstrual.

Suco de cenoura - Se você está com seu ciclo menstrual desregulado, invista no suco de cenoura por ser uma fonte de ferro. Se não gostar do suco, consuma a cenoura na alimentação.

Chá de canela – É indicado para as mulheres que estão com a mensuração atrasada por melhorar a circulação sanguínea. Mas cuidado, pois a canela pode aumentar o fluxo de sangue.

Mamão – O mamão estimula a produção de estrogênio e tem enzimas que aliviam as cólicas menstruais, são anti-inflamatórias.

Frutos do mar – Os frutos do mar que possuem zinco na sua composição, como mexilhão, camarão e ostra, auxiliam no alívio de cólicas e também regulam o ciclo.

Sementes de girassol e gergelim – Consuma essas sementes na fase lútea, por possuírem Vitaminas B5 e B e cálcio, elas impedirão uma queda brusca dos hormônios.

Chá de orégano – Um excelente aliado para diminuir dores e inflamações, o que faz com que as cólicas fiquem mais leves.

 

Uma última dica é se conheça! Conheça o seu ciclo, só assim você poderá saber o que mais te cuida, sem se estressar e se acolhendo em cada fase dele.

 

Esse artigo foi escrito com foco no ciclo menstrual, mas também vale para você que é mulher e que, por algum motivo, não menstrua mas tem essa energia dentro de você.

 

Gostou desse artigo? Passe para uma mulher que merece saber disso tudo.